Qualidade e Segurança

Gestão da Qualidade


A gestão da Petra Agregados, sempre a frente do mercado, decidiu buscar a certificação ISO 9001 para a padronização dos seus processos e certificar a qualidade do seu produto.

A caminhada iniciou-se em março de 2012, com palestras e o mapeamento dos requisitos da norma na empresa, foram criados os procedimentos operacionais e estabelecidas práticas de melhorias nos setores, o que fortaleceu a gestão.

Um ponto forte deste processo foi o desenvolvimento da Cultura do Aprendizado nas análises de anomalias formalizadas pelos setores.
Todo esse trabalho teve seu ápice na auditoria externa realizada pela empresa DQS, no mês de dezembro de 2012. Durante três dias, toda a empresa foi auditada e o resultado final veio na tarde do dia 19 de dezembro, com a presença dos gestores e da alta direção, quando foi comunicado que a Petra Agregados receberia a indicação da certificação ISO 9001:2008. Com apenas sete oportunidades de melhorias, seis pontos fortes e nenhuma não conformidade, a equipe da Petra Agregados fez história, pois são raras as certificações no ramo de produção de agregados.


Hoje a Petra Agregados trabalha estabelecendo a política da qualidade no seu dia a dia, sempre buscando a melhoria contínua nos processos e produtos, garantindo a satisfação dos clientes, colaboradores e acionistas.
premio mineiro da qualidadepremio mineiro da qualidade

A Petra Agregados, com o intuito de fortalecer o seu negócio e garantir a sustentabilidade de toda empresa, mantém parceria com a conceituada Fundação Dom Cabral para revisão e acompanhamento do seu Planejamento Estratégico, este programa visa também ao desenvolvimento de seus dirigentes e gestores, além de reuniões mensais de monitoria para acompanhamento e gerenciamento de indicadores estratégicos e operacionais, através do programa PAEX (Parceiros para Excelência).


Para caminhar com sustentabilidade e abrir caminhos no rumo da excelência, também possui implementado o Programa 5S, que reforça todo o conceito de qualidade e foca a visão do trabalho com zelo pela segurança e organização, buscando as melhores práticas para o negócio, com o objetivo de maximizar os resultados. O Programa 5S é mantido e monitorado através de auditorias mensais, buscando sempre as conformidades e as oportunidades de melhoria.


Segurança

Política da Gestão de Saúde e Segurança

A segurança e saúde do trabalho são prioridades na Petra. A empresa trabalha para que todo e qualquer acidente de trabalho seja evitado. A Petra conta com um setor estruturado de Segurança do Trabalho e com uma atuante Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que investem em treinamentos de conscientização dos funcionários sobre os riscos de acidentes e prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.

Boas Práticas

DDS (Diálogo Diário de Segurança)
Diariamente, antes de cada turno, os funcionários recebem informações de segurança e saúde, além de discutirem os riscos das atividades mais críticas a serem desempenhadas no dia. No DDS os funcionários também participam da ginástica laboral, que tem por objetivos preparar fisicamente os funcionários para o desempenho da sua atividade e orienta-los sobre exercícios que podem contribuir para sua saúde
PCMSO (Programa de Controle Médico Saúde Ocupacional)
A saúde dos funcionários é monitorada através de controle e análise dos exames periódicos.
PGR (Programa de Gerenciamento de Risco)
A empresa identifica, avalia e controla seus riscos através do PGR.
PPR (Programa de Proteção Respiratória) e PCA (Programa de Conservação Auditiva)
A empresa garante que seus funcionários estejam saudáveis hoje e que continuará no futuro também, através das medidas de controle adotadas no PPR e PCA.
Investigação de Acidentes
Todos os acidentes que ocorrem são investigados, o objetivo é conhecer as causas dos acidentes para evitar que ocorram novamente.
Sinalização de Segurança
Toda área da Petra é sinalizada com placas de segurança, este é mais um canal de comunicação da segurança.
Comunicado de Segurança e Meio ambiente
Ferramenta utilizada pelos funcionários para relatar assuntos relacionados à segurança e meio ambiente. Todas as sugestões são analisadas e os funcionários são informados sobre a solução do Comunicado, com prazo pré-estabelecido para conclusão.