Os agregados podem ser definidos como os materiais granulosos que compõem as argamassas e concretos. Eles possuem grande importância porque cerca de 70 % da sua composição é constituída pelos agregados, e são os materiais de menor custo dos concretos.
Agregados naturais e artificiais
Os agregados naturais são encontrados na natureza, como areias de rios e pedregulhos, também chamados cascalho ou seixo rolado. Já os agregados artificiais, são aqueles para as características finais, como as britas e areias.
Quais são os agregados artificiais?
Os agregados podem ser definidos em dois tipos: os miúdos e os graúdos. Os miúdos são as areias utilizadas normalmente no concreto, e em aplicações como emboço, reboco e assentamento de tijolos. Os agregados graúdos são as britas e pedras com dimensões acima de 4,8mm, exemplo das britas 0 e 1 usadas na confecção de concretos.
Quais são as dimensões desses agregados?
O agregado miúdo tem diâmetro máximo igual ou inferior a 4,8 mm, e o agregado graúdo tem diâmetro máximo superior a 4,8 mm.
As britas são os agregados graúdos mais usados no Brasil, com uso superior a 50 % do consumo total de agregado graúdo nos concretos (Fonte: PFEIL, 1989). Antes, era comum a mistura de britas 1 e 2 para a confecção de concretos, porém, atualmente a grande maioria dos concretos feitos para as obras correntes utiliza apenas a brita 1 na sua confecção.
Os agregados podem também ser classificados em leves, normais e pesados. As britas normais são geralmente obtidas pela trituração de rochas, como basalto, gnaisse e granito.
Os agregados conforme o peso
Outra forma de classificação é feita conforme o peso dos agregados. Assim, eles são categorizados como:
Leves (vermiculita, argila expandida, pedra-pomes): os agregados leves são componentes principalmente do concreto leve (massa menor desses agregados deve-se a uma microestrutura celular muito porosa);
Normais (areia, seixo, pedra britada): os normais também são aplicados na fabricação do concreto convencional;
Pesados (magnetita, barita, hematita): já os pesados constituem os concretos pesados, empregados na blindagem de um espaço contra a radiação (a sua massa maior deve-se à presença de bário, titânio e ferro na composição).
Escolher um agregado ruim pode trazer consequências drásticas para o seu projeto. Quando você usa um agregado de baixa qualidade, pode acabar precisando de maior quantidade de outros produtos.
Além disso, agregados com baixa qualidade, como areias e britas que não seguem os padrões da ABNT, podem afetar a resistência do concreto e sua durabilidade.
Então, pesquise bem e faça o cálculo da previsibilidade de seus custos financeiros e projete a quantidade de material a ser utilizado.
Precisando de agregados para potencializar sua construção? Fale com a gente!
Acesse nosso site ou entre em contato com a gente pelo WhatsApp:
🌐 https://www.petraagregados.com.
📍 Minas Gerais | 📞 0800 032 8100
📍 Rio de Janeiro | 📞 0800 039 1600
Clique abaixo na unidade que deseja o seu orçamento: