fbpx

Reutilização de resíduos da construção civil na confecção de asfalto sustentável!

O Brasil é o quinto país com maior número de construções sustentáveis no mundo!
13 de setembro de 2022

Reutilização de resíduos da construção civil na confecção de asfalto sustentável!

Na busca pelo uso da tecnologia e adoção de práticas sustentáveis com o meio ambiente, o setor da construção civil não poderia ficar de fora. Uma das soluções que vêm ganhando cada vez mais espaço é o asfalto sustentável.

O asfalto é o resíduo obtido a partir da destilação fracionada do petróleo, em que há separação de misturas. O resíduo gerado é chamado de ligante betuminoso. O asfalto tem propriedade impermeável à água e baixa reatividade química a muitos agentes, como ácidos, álcalis e sais. Essa é uma característica que evita que o material sofra processo de envelhecimento por oxidação lenta ao entrar em contato com o ar ou com a água.

Impacto ambiental

O asfalto tem impactos ambientais em todas as fases de sua produção. Sendo um produto à base de petróleo que, para ser obtido, envolve a perfuração, mineração e processamento. Além disso, durante todas essas etapas, além de ser utilizada uma fonte não renovável, bastante energia é gasta e diversos gases nocivos ao meio ambiente são emitidos.

Além disso, certos tipos de asfalto utilizam o querosene como solvente. O querosene é adicionado aos cimentos asfálticos e, quando derramado sobre o solo, pode ocorrer lixiviação e contaminação de lençóis freáticos. Dependendo da quantidade de querosene utilizada, a substância pode causar infertilidade do solo.

Alternativas:

Pneus e entulho

Uma equipe de engenheiros na Austrália apresentou uma receita feita com pneus descartados e entulho de construção. É a primeira receita a apresentar uma mistura de borracha e entulho e oferece mais flexibilidade do que os materiais convencionais, sendo provavelmente menos sujeito a rachaduras e, ao mesmo tempo, mais ecológico.

Resíduos de obra na argamassa do concreto

Os resíduos de obra, sempre um ponto sensível no que diz respeito à sustentabilidade na construção civil, podem ser reaproveitados se receberem tratamento correto.
O processo de reciclagem dos descartes consiste na seleção, limpeza e classificação granulométrica dos materiais descartados. Depois disso, estão prontos para utilização como alternativa ao uso de areia e brita.

Suas aplicações podem ser em bases e sub-bases de pavimentação, blocos de concreto para vedação, guias e sarjetas.

Novas técnicas, novos materiais e reutilização são conceitos que, felizmente, estão cada vez mais presentes na construção civil. Funcionalidade e sustentabilidade juntas direcionam a busca por soluções inteligentes.