Reutilização de resíduos da construção civil na confecção de asfalto sustentável!
Na busca pelo uso da tecnologia e adoção de práticas sustentáveis com o meio ambiente, o setor da construção civil não poderia ficar de fora. Uma das soluções que vêm ganhando cada vez mais espaço é o asfalto sustentável.
O asfalto é o resíduo obtido a partir da destilação fracionada do petróleo, em que há separação de misturas. O resíduo gerado é chamado de ligante betuminoso. O asfalto tem propriedade impermeável à água e baixa reatividade química a muitos agentes, como ácidos, álcalis e sais. Essa é uma característica que evita que o material sofra processo de envelhecimento por oxidação lenta ao entrar em contato com o ar ou com a água.
Impacto ambiental
O asfalto tem impactos ambientais em todas as fases de sua produção. Sendo um produto à base de petróleo que, para ser obtido, envolve a perfuração, mineração e processamento. Além disso, durante todas essas etapas, além de ser utilizada uma fonte não renovável, bastante energia é gasta e diversos gases nocivos ao meio ambiente são emitidos.
Além disso, certos tipos de asfalto utilizam o querosene como solvente. O querosene é adicionado aos cimentos asfálticos e, quando derramado sobre o solo, pode ocorrer lixiviação e contaminação de lençóis freáticos. Dependendo da quantidade de querosene utilizada, a substância pode causar infertilidade do solo.
Alternativas:
Pneus e entulho
Uma equipe de engenheiros na Austrália apresentou uma receita feita com pneus descartados e entulho de construção. É a primeira receita a apresentar uma mistura de borracha e entulho e oferece mais flexibilidade do que os materiais convencionais, sendo provavelmente menos sujeito a rachaduras e, ao mesmo tempo, mais ecológico.
Resíduos de obra na argamassa do concreto
Os resíduos de obra, sempre um ponto sensível no que diz respeito à sustentabilidade na construção civil, podem ser reaproveitados se receberem tratamento correto.
O processo de reciclagem dos descartes consiste na seleção, limpeza e classificação granulométrica dos materiais descartados. Depois disso, estão prontos para utilização como alternativa ao uso de areia e brita.
Suas aplicações podem ser em bases e sub-bases de pavimentação, blocos de concreto para vedação, guias e sarjetas.
Novas técnicas, novos materiais e reutilização são conceitos que, felizmente, estão cada vez mais presentes na construção civil. Funcionalidade e sustentabilidade juntas direcionam a busca por soluções inteligentes.
Clique abaixo na unidade que deseja o seu orçamento: