Dos materiais componentes do concreto, a areia natural é o que tem mais dificuldade em manter a produção ou extração, por conta das exigências ambientais. Com isso, aparece outra desvantagem: o frete. Cada vez mais os areais se afastam dos centros consumidores e o transporte, em muitos casos, tem um custo maior que o próprio material. Nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, a distância média chega hoje a mais de 100 km.
Além disso, a retirada de areia de um rio agride sua calha natural, leva a um aumento da vazão de água e acelera assim o ritmo de erosão das margens. A extração em baixadas provoca cavas que resultam em lagos propícios à proliferação do mosquito da dengue. Além disso, retiram a cobertura vegetal dessas áreas e deixam o solo estéril. Esses são alguns dos impactos ambientais que a extração da areia pode causar. Mas, existe outra forma de fazer isso diminuindo o impacto no meio ambiente?
A areia artificial, ou areia industrial, obtida nas instalações de britagem, geralmente tem sua produção em locais mais próximos das centrais de concreto ou das obras, além de aproveitar parte do material de descarte das minerações. O que tem aumentado a demanda e feito com que os fabricantes de equipamentos de britagem invistam em tecnologia para obter materiais regulares, com boa distribuição granulométrica e baixo teor de material fino.
Ou seja, tem-se buscado produzir um material que se assemelhe o máximo possível da areia natural, o que futuramente pode permitir sua substituição total. Hoje, ainda é mais comum a substituição parcial, embora em determinados processos, pelo alto custo da areia natural, a utilização seja de 100%.
Duração
A vida útil das instalações de britagem é bem longa e chega a ser maior que das instalações de extração de areia natural, exceto em algumas raras exceções. Devido a isso, tem crescido cada vez mais a utilização da areia artificial.
Em algumas instalações de britagem, o que começou como um aproveitamento ou complemento para a otimização do processo, já passou a ser equivalente à fabricação da pedra britada. Na realidade, é apenas uma questão do tamanho dos grãos, ou seja, de sua granulometria.
Acesse nosso site ou entre em contato com a gente pelo WhatsApp:
🌐 https://www.petraagregados.com.
📍 Minas Gerais | 📞 0800 032 8100
📍 Rio de Janeiro | 📞 0800 039 1600
Clique abaixo na unidade que deseja o seu orçamento: