fbpx
Decoração com Brita: Confira algumas dicas
20 de setembro de 2021
Como funciona o processo de extração em uma pedreira?
8 de novembro de 2021

O crescimento das grandes cidades tem colocado a areia natural em risco. A alta demanda desse recurso tem preocupado o setor de construção civil e também as questões ambientais. Como você e a Petra podem ajudar a amenizar esse problema? É sobre isso que nós vamos falar hoje.

A escassez de areia natural aos poucos vem afetando a construção civil. Essa areia é encontrada em áreas de várzeas, margens e leito dos rios, lagos e praias. Mas, devido ao crescimento das cidades, a demanda por esse recurso tem aumentado mais que a oferta disponível.

Então, a resposta é sim. A areia natural é um bem e produto que pode estar com os seus dias contados. E esse fim pré-anunciado também é uma possibilidade de repensarmos nos usos e hábitos de consumo que temos, pois eles impactam diretamente na natureza, como veremos adiante.

Mas fique tranquilo, não são necessariamente as construções que precisam parar e sim a exploração desse produto natural. Existem alternativas ao seu uso no mercado e hoje nós vamos te apresentar quais são elas. Mas antes, entenda como tudo isso tem impactado na vida do nosso planeta.

A exploração das areias naturais e seus riscos ambientais

Por ocorrer em locais próximos às áreas de várzeas, margens e leito de rios, e lagos, coincidindo muitas vezes com as matas ciliares, a exploração das areias naturais pode ser responsável principalmente por causar a destruição desses ecossistemas. A extração desse importante recurso mineral da natureza, além de promover o esgotamento das reservas, deixa o solo exposto a processos erosivos após a retirada da vegetação natural da área, expõe e provoca um rebaixamento do lençol freático, e ainda contamina a água fim com resíduos de óleos provenientes de bombas e dragas utilizadas na operação.

Areia Natural X Areia Industrial

Ainda é tempo de mudarmos. E a boa notícia é que a solução já existe, já foi testada e ainda pode ser mais barata. O nome dessa solução é a chamada areia industrial.

Também conhecida como areia do futuro, a areia industrial é uma boa aposta quando pensamos em recursos mais ecológicos. Ela é produzida através de material de britagem de rochas, recurso já muito empregado na Europa, nos Estados Unidos e que aos poucos vem ganhando destaque aqui no Brasil.

Ela pode ser utilizada em todos os concretos estruturais e não estruturais, usinas de asfalto, fábricas de pré-moldados de concreto, etc., possuindo performance superior à areia natural devido a ausência de qualquer material contaminante em seus grãos. Além disso, a areia industrial não sofre nenhuma alteração grave sob influência de intempéries climáticas. Diferente da areia natural que quando exposta à umidade pode sofrer impactos na qualidade final do material devido a presença de materiais contaminantes que são encontrados junto aos grãos durante o processo de extração.

Buscando evitar esse e outros problemas, a Petra oferece a Areia Industrial Fina Plus, uma areia para argamassa que proporciona mais economia, maior produtividade e facilidade. Sua principal característica é ser uma areia econômica, com grãos definidos, limpa e que não precisa ser peneirada. Seu uso evita a perda por peneiramento de agregados naturais que pode chegar até 40%. Quer conhecer mais esse produto? Nossos especialistas te contam tudinho, é só chamar.

A palavra de quem entende do assunto – Webinar Sinduscon/Rio

Nada melhor do que contar com a opinião de quem entende do assunto para atestar a sua eficiência. Por isso, se liga nesse Webinar do Sinduscon/Rio, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro. Nosso representante, aqui da Petra Agregados, Gustavo Corbelli falou sobre o tema e ajudou a elucidar mais as vantagens da areia industrial. É só dar o play no vídeo abaixo e acompanhar o comentário completo.

Quer conversar com a gente? Entre em contato:

🌐 https://www.petraagregados.com.
📍 Minas Gerais | 📞 0800 032 8100
📍 Rio de Janeiro | 📞 0800 039 1600
· Pelo Whatsapp, em MG (clique aqui)
· Pelo Whatsapp, em RJ (clique aqui)

Quer mais conteúdos sobre o assunto?
Ouça também nosso Podcast no Spotify sobre os benefícios da areia industrial clicando aqui.

Confira também como a utilização dos agregados pode deixar sua obra mais sustentável!