Os profissionais que trabalham em obras sabem o quanto pode ser difícil prever alguns problemas relacionados aos materiais de construção. É importante se atentar a possíveis adversidades que o armazenamento inadequado de insumos pode causar. O mau armazenamento de insumos, pode causar principalmente desperdício e inutilização do material.
As consequências destes problemas estão diretamente ligadas aos custos da obra. Cada material possui características particulares de conservação que devem ser respeitadas. Confira abaixo algumas dicas para fazer um melhor armazenamento dos materiais da sua obra:
Areia, brita e outros agregados:
A areia e a brita precisam de cuidados constantes em seu armazenamento e manuseio nos canteiros de obra. O correto é armazená-los em um local fechado para evitar que o vento espalhe o material, ou contamine a areia com poeira e sementes.
Além disso, a água é um dos principais fatores responsáveis pelo desperdício destes materiais. Estando em um local fechado, esse risco deixa de existir. Escolha um local plano, fechado ou coberto por lonas. Preferencialmente em um assoalho que evite o contato direto destes materiais com o solo.
Outra dica é separar os agregados por granulometria por meio do uso de divisórias, assim a contaminação de um insumo para o outro é evitada.
Tijolos e blocos:
Insumos como tijolos e blocos são empilháveis. Para que essas pilhas estejam seguras, é preciso levar em consideração o peso, a altura e a largura das unidades.
Tamanhos, tipos e resistências diferentes, como tijolos de argila, modulares, perfurados ou ocos, devem ser empilhados separadamente. Cada um em uma única pilha respeitando as especificações. Além disso, os tijolos e os blocos também devem ser armazenados em piso seco, firme e de preferência estarem cobertos com lona para evitar a umidade.
Cimento:
A forma correta de armazenar o cimento também é em local seco, fechado, sem umidade e de preferência coberto por lonas. Os sacos não devem ser empilhados diretamente no chão.
Paletes ou outras estruturas de madeira a no mínimo 10 cm do chão e a 30 das paredes é o mais recomendado. O empilhamento deve ser de no máximo 10 sacos para evitar queda e desperdício. Em caso de pilhas com mais de 8 sacos de altura, atente-se para que sejam dispostas em cruz e alternadamente.
Coloque etiquetas com as datas de recebimento em todas as pilhas, assim o fluxo de uso do material é respeitado de acordo com a sua chegada ao canteiro de obra.
O armazenamento correto dos materiais usados em construções garante maior agilidade na execução do serviço, redução de perdas dos insumos e economia. Esteja sempre atento!
Fale com a gente!
Acesse nosso site ou entre em contato com a gente pelo WhatsApp:
🌐 https://www.petraagregados.com.
📍 Minas Gerais | 📞 0800 032 8100
📍 Rio de Janeiro | 📞 0800 039 1600
Clique abaixo na unidade que deseja o seu orçamento: