fbpx

Engenheiro civil ou arquiteto? Qual profissional contratar?

Você conhece o cimento ecológico?
Você conhece o cimento ecológico?
28 de julho de 2022
O Brasil é o quinto país com maior número de construções sustentáveis no mundo!
29 de agosto de 2022
Engenheiro civil ou arquiteto? Qual profissional contratar?

Engenheiro civil ou arquiteto? Qual profissional contratar?

Ao se dar início a uma construção é comum que as pessoas tenham dúvidas com relação aos profissionais que devem ser contratados para atuar em sua obra. Afinal, são muitas as necessidades e conhecer a diferença entre os serviços realizados tanto pelo engenheiro quanto pelo arquiteto é essencial para fazer a contratação do profissional e elaborar adequadamente o escopo de suas atividades para evitar problemas no futuro.

Para descobrir qual o profissional certo para o seu caso, é preciso entender qual a função de cada um deles. Legalmente, tanto um arquiteto quanto um engenheiro podem atuar na edificação, se responsabilizando pelos projetos, execução e fiscalização da obra. A diferença, entretanto, fica no foco de cada um desses profissionais, direcionado para áreas específicas.

Principais diferenças

O arquiteto tem a responsabilidade de conceber as edificações, sua funcionalidade, espacialidade, suas formas, materialidade, acabamentos e concepção construtiva e espacial. É, portanto, aquele que concebe o edifício e seus espaços. Tem a atribuição também de fazer a interface das edificações com o seu meio, como a cidade. É também o responsável pelo olhar e cuidado com o patrimônio arquitetônico cultural.

O arquiteto e urbanista (a formação é única) também é o responsável pelo desenho e pela organização da cidade e seu planejamento, de massas edificadas, seus espaços públicos, e seus sistemas, como a mobilidade. O arquiteto também atua nos campos de paisagismo, tanto em relação a praças, parques, jardins, quanto às massas verdes e à paisagem urbana. Outro campo vasto é a arquitetura de interiores, responsável pelo planejamento e adequação dos espaços e ambientes de edificações.

O engenheiro civil é responsável pelo dimensionamento das peças estruturais e suas especificidades. É ele quem calcula, em última instância, sua resistência, determinando as características dos elementos da estrutura. Tem também papel na definição dos processos da construção. Engenheiros também dão suporte dimensional aos processos e sistemas urbanos, como obras viárias, como pontes e viadutos e demais sistemas de transporte.

Mas qual eu preciso contratar?

Com funções que se complementam, todos esses profissionais são importantes. Enquanto o engenheiro se responsabiliza pela questão estrutural da obra, o arquiteto vê a parte mais humana do projeto, agregando muito mais valor à construção. O espaço é melhor utilizado, os ambientes ficam harmônicos, há menos chances de erros e maior conforto para os moradores, de forma geral, quando os dois profissionais trabalham em conjunto.

Portanto, a melhor indicação é contratar um arquiteto para o projeto arquitetônico e o engenheiro para desenvolver o projeto estrutural, exceto em pequenas reformas, quando apenas um dos dois pode ser suficiente. Portanto, reflita quais são as suas necessidades e defina qual a melhor opção para que sua obra saia da forma desejada.

Acesse nosso site ou entre em contato com a gente pelo WhatsApp:
🌐 https://www.petraagregados.com.
📍 Minas Gerais | 📞 0800 032 8100
📍 Rio de Janeiro | 📞 0800 039 1600