fbpx

Aprenda a escolher o Tipo de Brita ideal para a sua Construção

Traço Fácil: mais resistência para seu concreto, mais economia para sua obra
17 de agosto de 2018
Como a utilização dos agregados podem deixar sua obra mais sustentável?
20 de setembro de 2021

Na hora de construir, não dá para ficar na dúvida. É preciso escolher os produtos ideais para cada tipo de solução. E para isso é fundamental conhecê-los. Veja aqui os principais Tipos de Brita e as aplicações de cada um deles.

Que a brita é um item muito importante nas construções, você já sabe, correto? Mas você sabia que existem diferentes tipos de brita e indicações para a aplicação de cada uma? Escolher a certa é mais do que fundamental, é garantir a qualidade da sua obra.
E quem vem explicar mais sobre esse assunto para nós é o Engenheiro Civil Gustavo Corbelli.

Brita Top 0
Com a menor granulometria entre os diferentes tipos de Brita (2 a 6 mm), a Brita Top #0 é utilizada na confecção de concretos para peças pré-moldadas e tratamentos superficiais de pavimentos asfálticos. Seu tamanho reduzido permite que essa brita preencha os espaços vazios deixados pela Brita 0, por exemplo, proporcionando misturas com maiores resistências mecânicas.

Brita 0
A Brita #0, por ter dimensões bem pequenas (4,8 a 12,7 mm), é muito usada na produção de vigas e vigotas, lajes pré-moldadas e acabamentos em geral. Mas também pode ser usada na confecção de asfalto, concretos, artefatos de concreto (pré-moldados) e forração de estacionamentos. Além disso, por sua elevada resistência e durabilidade, ela oferece um excelente acabamento e custo benefício.

Brita 1
Já a Brita #1, é um pouco maior que a 0 (11mm a 25mm) e mais resistente. Por isso, é mais utilizada em obras de grande porte, como prédios e espaços comerciais, por exemplo. Ela entra na confecção de concreto em geral, artefatos de concreto (pré-moldados), brita graduada para base de pistas e alguns tipos de misturas asfálticas.

Brita 2
A Brita #2 (19mm a 38mm) é, geralmente, usada para construções de grande porte, que precisam de estruturas mais resistentes. Ela é muito indicada para os concreto bruto, construção de fundações, pisos mais espessos e obras de drenagem.

Brita 3 e Brita 4
A Brita #3 (25mm a 63mm) e Brita #4 (38mm a 100mm) são usadas em obras de base como aterramento, lastro ferroviário, fossas sépticas, estações de esgoto e drenos.

Brita Graduada
Além dessas opções, a Petra também oferece a Brita Graduada Simples, que é uma mistura em usina de agregados de diferentes granulometrias de britas que são misturadas de acordo com a necessidade do seu projeto. Esse tipo de Brita é ideal para base e sub-base de pavimentos.

Mas fica tranquilo, você pode e deve contar com a ajuda dos especialistas. O Tipo de Brita a ser usado na sua obra vai ser definido pelo engenheiro responsável. Além disso, você também pode contar a Petra! Nossa equipe está aqui prontinha para solucionar as suas dúvidas. Basta escolher a melhor forma e nos contactar:

🌐 https://www.petraagregados.com.
📍 Minas Gerais | 📞 0800 032 8100
📍 Rio de Janeiro | 📞 0800 039 1600
· Pelo Whatsapp, em MG (clique aqui)
· Pelo Whatsapp, em RJ (clique aqui)