A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, é quem organiza, cria comissões e publica normas técnicas para diversos setores, incluindo a construção civil. O canteiro de obras é um lugar em que é preciso se ter muito cuidado para evitar acidentes devido a quantidade de objetos, ferramentas, peças de aço, produtos químicos etc, que são manuseados ali. Portanto, é preciso ter muito cuidado para que nada saia do planejado.
Além da segurança de trabalho, existem normas que podem ajudar os profissionais da obra, como os pedreiros, a executar seus serviços de forma mais assertiva e com qualidade. Em 2013, a ABNT NBR 15.575, mais conhecida como Norma de Desempenho, trouxe uma novidade muito importante para o setor. Ela determina quais requisitos devem ser atendidos pela obra para garantir a vida útil mínima de uma construção residencial, que deve ser de 50 anos. Ou seja, nela, o profissional da obra pode verificar o que ele precisa atender na obra para garantir que a edificação do seu cliente se enquadre nesta norma.
Confira algumas das principais NRs que constituem Normas Técnicas relativas à construção:
NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
O empregador deve exigir o uso de EPIs adequados à atividade; fornecê-los; orientar e treinar o trabalhador quanto ao uso e conservação; higienizar os equipamentos, registrar o fornecimento dos EPIs ao trabalhador e além disso, comunicar qualquer irregularidade aos órgãos trabalhistas competentes.
NR 8 – Padrões de edificações
Esta norma determina os requisitos técnicos para que as edificações proporcionem segurança e conforto ao trabalhador. Assim sendo, são normativas não apenas sobre a altura mínima das paredes da edificação onde o trabalhador será alocado; mas também a condição dos pisos; a acessibilidade por escadas, rampas e elevadores; abrigo de intempéries; impermeabilização contra a umidade e abrigo da luz solar.
NR 12 – Uso de maquinário
O setor da construção conta com o uso de maquinário muitas vezes pesado, para a realização de suas tarefas ,como estaqueamento, concretagem, terraplanagem, entre outras. Essa Norma Regulamentadora diz respeito às condições mínimas para que a operação de máquinas seja feita com segurança, principalmente estabelecendo áreas de circulação demarcadas, livres de obstáculos e protegidas da circulação de pessoas.
Os operadores destes equipamentos devem ser treinados e fazer o uso dos EPIs, além de tomarem todos os cuidados com a proteção do ambiente de trabalho e das pessoas envolvidas na atividade.
NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
A NR 18 também determina o que deve ser disponibilizado aos trabalhadores em um canteiro de obras, bem como instalações sanitárias; vestiário; alojamento; local de refeições; cozinha, quando houver preparo de refeições; lavanderia; área de lazer; ambulatório, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 ou mais trabalhadores. Embora a disponibilização de alojamento, lavanderia e área de lazer seja obrigatória apenas quando os trabalhadores estiverem alojados no local da obra (dormindo e vivendo ali).
Ademais, há muito mais para seguir dentro da NR 18. Ela determina as condições necessárias para várias atividades e ferramentas cotidianas no canteiro de obras, tais como: demolição; escavações; fundações e desmonte de rochas; carpintaria; armações de aço; estruturas de concreto; estruturas metálicas; operações de soldagem; escadas, rampas e passarelas; proteção contra quedas de altura; movimentação e transporte de materiais e pessoas; andaimes e plataformas de trabalho; cabos de aço; alvenaria, revestimentos e acabamentos; telhados e coberturas; instalações elétricas; máquinas e ferramentas; sinalização, acidentes fatais, entre muitas outras regulamentações.
Essas são apenas algumas das normas definidas pela ABNT. Você já conhecia alguma delas? Conta pra gente!
Acesse nosso site ou entre em contato com a gente pelo WhatsApp:
🌐 https://www.petraagregados.com.
📍 Minas Gerais | 📞 0800 032 8100
📍 Rio de Janeiro | 📞 0800 039 1600
Clique abaixo na unidade que deseja o seu orçamento:
Automated page speed optimizations for fast site performance