fbpx
Porque areias de praias e desertos não são usadas na construção civil?
7 de janeiro de 2022
Como armazenar corretamente os materiais na construção civil?
8 de fevereiro de 2022

Tipos de concreto e seus usos

Engana-se quem pensa que o concreto é feito como uma “receita de bolo”. Dependendo da variedade de materiais usados em sua confecção e das quantidades utilizadas, é possível obter inúmeros tipos de concretos que podem ser usados na construção civil, alterando método de aplicação, custo, resistência e outras características.

O concreto pode ser classificado de duas formas: estrutural e não estrutural. O concreto estrutural é utilizado na estrutura de uma construção, oferecendo resistência suficiente para manter uma edificação em pé. Já o concreto não estrutural, é utilizado em partes não estruturais do edifício, possuindo uma menor resistência.

Logo após ser produzido, o concreto vira uma massa para ser moldada. A consistência é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do produto final. A mistura deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, já que a porosidade tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto.

Quais os principais tipos de concretos?

Concreto convencional:

O concreto convencional é o tipo de concreto mais utilizado nas obras. É aquele lançado nas fôrmas por método convencional. Ele pode ser usinado ou feito na própria construção com ajuda de uma betoneira. É utilizado em obras civis, industriais e em peças pré-moldadas.

Concreto bombeável:

O concreto bombeável também é muito utilizado em obras civis, e possui características semelhantes e as mesmas vantagens em sua utilização. A maior diferença entre os dois é o nível de fluidez, que é maior no bombeável justamente para que seja possível o seu bombeamento. Além de alcançar distâncias maiores em sua aplicação. Para atingir esta fluidez, aumenta-se a quantidade de água ou a incorporação de aditivos químicos que promovam a maior trabalhabilidade e diminui-se a granulometria do agregado graúdo.

Concreto leve:

O concreto leve tem densidade menor que o convencional. Isso ocorre devido a substituição dos agregados convencionais por agregados leves, como argila expandida e vermiculita. Ou ainda pela incorporação de bolhas de ar no concreto.

Existem, basicamente, dois tipos de concreto leve. Um deles é o estrutural, em que a brita é substituída por argila expandida. O outro vem com ar incorporado, usado para preenchimentos e para vedação de paredes, painéis e divisórias. Suas vantagens são: redução de peso próprio e isolante termo-acústico.

Concreto pesado:

Esse tipo de concreto possui uma alta densidade, obtida com a utilização de agregados especiais, como a hematita, a magnetita e a barita. Isso faz com esse tipo de mistura ganhe maior resistência mecânica, durabilidade e proteção contra radiações.
Geralmente, o concreto pesado é usado em contrapesos de estruturas pesadas, como gasodutos, por exemplo. Além de salas de raio X, hospitais e usinas que tenham algum tipo de radiação.

Concreto projetado:

Por conta do nosso relevo, são necessárias muitas obras de contenção, e é por isso que esse é um tipo de concreto muito utilizado no Brasil. Ele possui uma fluidez ainda maior que o bombeável, com aditivos que elevam sua aderência ao substrato. Geralmente, são utilizados em encostas para evitar deslizamentos, túneis, etc.

Concreto pré-moldado e pré-fabricado:

Trata-se de uma estrutura cujos elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Estas estruturas podem ser adquiridas junto a empresas especializadas ou moldadas no próprio canteiro da obra para serem montadas no momento oportuno.

Já o concreto pré-fabricado, que também é definido por um material confeccionado externamente, mas de forma industrial, atende a padrões mais rigorosos de controle de qualidade, sendo avaliado em várias etapas de sua fabricação, além de armazenamento, transporte e utilização final.

Além desses tipos de concreto, existem muitos outros que são utilizados na construção civil. Você conhece algum outro? Conta pra gente!

Fale com a gente!
🌐 Home – Petra Agregados.
📍 Minas Gerais | 📞 0800 032 8100
📍 Rio de Janeiro | 📞 0800 039 1600