Engana-se quem pensa que o concreto é feito como uma “receita de bolo”. Dependendo da variedade de materiais usados em sua confecção e das quantidades utilizadas, é possível obter inúmeros tipos de concretos que podem ser usados na construção civil, alterando método de aplicação, custo, resistência e outras características.
O concreto pode ser classificado de duas formas: estrutural e não estrutural. O concreto estrutural é utilizado na estrutura de uma construção, oferecendo resistência suficiente para manter uma edificação em pé. Já o concreto não estrutural, é utilizado em partes não estruturais do edifício, possuindo uma menor resistência.
Logo após ser produzido, o concreto vira uma massa para ser moldada. A consistência é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do produto final. A mistura deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, já que a porosidade tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto.
Quais os principais tipos de concretos?
Concreto convencional:
O concreto convencional é o tipo de concreto mais utilizado nas obras. É aquele lançado nas fôrmas por método convencional. Ele pode ser usinado ou feito na própria construção com ajuda de uma betoneira. É utilizado em obras civis, industriais e em peças pré-moldadas.
Concreto bombeável:
O concreto bombeável também é muito utilizado em obras civis, e possui características semelhantes e as mesmas vantagens em sua utilização. A maior diferença entre os dois é o nível de fluidez, que é maior no bombeável justamente para que seja possível o seu bombeamento. Além de alcançar distâncias maiores em sua aplicação. Para atingir esta fluidez, aumenta-se a quantidade de água ou a incorporação de aditivos químicos que promovam a maior trabalhabilidade e diminui-se a granulometria do agregado graúdo.
Concreto leve:
O concreto leve tem densidade menor que o convencional. Isso ocorre devido a substituição dos agregados convencionais por agregados leves, como argila expandida e vermiculita. Ou ainda pela incorporação de bolhas de ar no concreto.
Existem, basicamente, dois tipos de concreto leve. Um deles é o estrutural, em que a brita é substituída por argila expandida. O outro vem com ar incorporado, usado para preenchimentos e para vedação de paredes, painéis e divisórias. Suas vantagens são: redução de peso próprio e isolante termo-acústico.
Concreto pesado:
Esse tipo de concreto possui uma alta densidade, obtida com a utilização de agregados especiais, como a hematita, a magnetita e a barita. Isso faz com esse tipo de mistura ganhe maior resistência mecânica, durabilidade e proteção contra radiações.
Geralmente, o concreto pesado é usado em contrapesos de estruturas pesadas, como gasodutos, por exemplo. Além de salas de raio X, hospitais e usinas que tenham algum tipo de radiação.
Concreto projetado:
Por conta do nosso relevo, são necessárias muitas obras de contenção, e é por isso que esse é um tipo de concreto muito utilizado no Brasil. Ele possui uma fluidez ainda maior que o bombeável, com aditivos que elevam sua aderência ao substrato. Geralmente, são utilizados em encostas para evitar deslizamentos, túneis, etc.
Concreto pré-moldado e pré-fabricado:
Trata-se de uma estrutura cujos elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Estas estruturas podem ser adquiridas junto a empresas especializadas ou moldadas no próprio canteiro da obra para serem montadas no momento oportuno.
Já o concreto pré-fabricado, que também é definido por um material confeccionado externamente, mas de forma industrial, atende a padrões mais rigorosos de controle de qualidade, sendo avaliado em várias etapas de sua fabricação, além de armazenamento, transporte e utilização final.
Além desses tipos de concreto, existem muitos outros que são utilizados na construção civil. Você conhece algum outro? Conta pra gente!
Acesse nosso site ou entre em contato com a gente pelo WhatsApp:
🌐 https://www.petraagregados.com.
📍 Minas Gerais | 📞 0800 032 8100
📍 Rio de Janeiro | 📞 0800 039 1600
Clique abaixo na unidade que deseja o seu orçamento:
Automated page speed optimizations for fast site performance