fbpx

Como a utilização dos agregados podem deixar sua obra mais sustentável?

Aprenda a escolher o Tipo de Brita ideal para a sua Construção
20 de setembro de 2021
Decoração com Brita: Confira algumas dicas
20 de setembro de 2021

Imagina se a sua construção, além de forte, ainda contribuir para a vida no nosso planeta! Construir de uma maneira sustentável pode parecer impossível para quem não busca informações. Pequenas decisões no processo produtivo ou mesmo na hora de comprar os materiais, podem fazer total diferença e impactar menos no meio ambiente.

A utilização de agregados minerais para a fabricação do seu concreto é um bom exemplo disso. Eles representam cerca de 60% da composição total do concreto, o que gera uma redução de custo na peça e de emissão de CO² (dióxido de carbono) na atmosfera. Sim, esse CO², no caso, vem do cimento que é misturado com os agregados para se fazer o concreto, trazendo mais resistência à essa estrutura.

Assim como a produção do concreto, há outros processos no setor da construção civil que podem ter os seus impactos no meio ambiente reduzidos, se feitas as escolhas certas.

Portanto, para que a sua obra caminhe para um lado mais sustentável, deve-ser considerar os seguintes fatores sobre os materiais com os quais você trabalhará:

Extração
Procure saber sobre o processo, como é feito e os impactos causados ao retirar esse material da natureza. Escolha fornecedores devidamente licenciados perante aos órgãos ambientais.

Fabricação
Deve-se sempre buscar por processos que emitam o menor índice de CO2 na atmosfera. Fontes de energia limpas e renováveis são bons exemplos quando o assunto é a produção mais sustentável, como eólicos, solar e hidrelétrica.

Execução da obra
Essa é uma etapa mais complexa que envolve muitas coisas, dentro e fora do canteiro de obras. Isso tem a ver com a localização de onde acontece a construção, pois toda a logística de transporte deve ser sempre pensada de forma simplificada. Assim, gasta-se menos combustível, tempo e perdas de energia, em geral. A geração de resíduos e desperdícios de materiais, também se encaixam aqui.

Uso
Muitas pessoas focam mais nessa fase sem se preocupar muito com as anteriores, que é a aplicação direta do material na sua obra. Mas, para não cair naquela história do barato que sai caro, certifique-se de que está realmente investindo em um material durável, de fácil manutenção e resistente.

Pós uso
Por fim, não se esqueça de analisar questões sobre o descarte correto dos resíduos, assim como a possibilidade de reutilização ou reciclagem dos materiais.
A Petra Agregados é uma empresa que transforma recursos minerais em agregados para a construção civil de forma sustentável. Existe um monitoramento e um controle ambiental em todas as suas etapas para haver um equilíbrio do que fazemos e entregamos com o meio ambiente e a sociedade em geral.

O Gabriel Melo, engenheiro civil, conta no vídeo abaixo sobre como a Petra Agregados trabalha com essas questões sustentáveis na empresa e dá bons exemplos de como é importante ter essa responsabilidade social

Solicite um orçamento conosco e construa de forma consciente e com qualidade. Fale com a gente através dos nossos canais:
🌐 https://www.petraagregados.com.
📍 Minas Gerais | 📞 0800 032 8100
📍 Rio de Janeiro | 📞 0800 039 1600
· Pelo Whatsapp, em MG (clique aqui)
· Pelo Whatsapp, em RJ (clique aqui)

Confira quais são as soluções que estão sendo adotadas pela Petra para substituir a areia natural.