fbpx

Como funciona o processo de extração em uma pedreira?

A areia natural vai acabar?
21 de setembro de 2021

Nas pedreiras, a extração de pedras acontece através de desmonte de rochas e em seguida, é feita a britagem delas, para atingir as granulometrias corretas que formam produtos como brita #0, brita #1, brita #2, brita #3 entre outros.

O processo

A Brita ou pedra britada é formada através da fragmentação das rochas. Esse termo é utilizado para denominar fragmentos de rochas duras, originários de processos de britagem e peneiramento de blocos maiores, extraídos de maciços rochosos como granito e basalto.

Existe algum risco ambiental?

O ruído causado pelas explosões é um dos principais problemas ambientais desse processo. Mas ele pode ser solucionado. No caso da Petra, por exemplo, é utilizado um sistema chamado “linha silenciosa” no desmonte das rochas. Esta tecnologia reduz o ruído e a vibração das detonações, que são monitoradas por um teste de sismógrafo.

Para fazer a exploração de uma pedreira, é necessária autorização governamental, pois se trata de um processo que pode causar mudanças ambientais. Para amenizar qualquer tipo de impacto, a Petra Agregados, em sua produção, se preocupa com a emissão controlada de material particulado (poeira) para a atmosfera. Essas emissões são monitoradas e divulgadas conforme normas legais.

Com o sistema de medição realizado pela Petra é possível conhecer toda a concentração de matéria particulada na bacia aérea onde cada planta está localizada. Este controle gera informações claras e confiáveis sobre as emissões, seus impactos e o desenvolvimento de projetos para reduzi-la, como aspersão úmida e a seca. Confira também, nosso artigo que explica algumas soluções que estão sendo pensadas para evitar a escassez da areia natural!

Quer falar com a gente? Entre em contato:
🌐 https://www.petraagregados.com.
📍 Minas Gerais | 📞 0800 032 8100
📍 Rio de Janeiro | 📞 0800 039 1600
· Pelo Whatsapp, em MG (clique aqui)
· Pelo Whatsapp, em RJ (clique aqui)